Álbum: Sia – This Is Acting

Sia tem o dom de fazer hits para outros artistas. E quando esses mesmos artistas por qualquer razão rejeitam as músicas que ela oferece, ela resolve gravá-los. E assim se deu o disco This is Acting. As faixas seguem quase que uma fórmula que já se percebe nas faixas da Sia: são ásperas (no bom sentido) e vulneráveis, mas com tom fortificante.

Bird Set Free já foi revelado que foi escrita para Adele. O piano introdutório já denuncia isso mesmo! “I’ll shout it out, like a bird set free” (Vou gritar como um pássaro livre)Beyoncé, liberta ela do cativeiroAlive, single poderoso, segue a mesma essência de seu hit do álbum anterior: Chandelier. A faixa foi escrtia  originalmente pra Adele e depois oferecida pra Rihanna, mas acabou voltando pra Sia e ela resolveu gravar. Os arranjos ficaram bem característicos de Sia e a própria admitiu estar aliviada que a música voltou para si!

Em One Million Bullets ela continua a dramatização dizendo que “I know that I’d take one million bullets babe” (Sei que levaria um milhão de balas) e perguntando “How many would you take?” (Quantas você levaria?). Olha Sia, cada música até agora é um tiro! Estamos baleados! Move Your Body é a música que Shakira descartou, e não entendemos porque, pois vários lançariam se quisessem um hit tão rápido quanto uma refeição fastfood.

A orgânica Cheap Thrills é aquele tipo de faixa dance/urban maravilhosa com letra com pegada “vou dançar até não poder mais e foda-se o mundo”, como ouvimos no refrão: “I don’t need no money as long as I keep dancing” (não preciso de dinheiro contato que eu continue dançando). Rihanna rejeitou essa musica do ANTI (mais uma razão pela qual aquele álbum tá um saco de se ouvir).

As faixas poderiam ser escutadas em qualquer sequência, pois isso não iria interferir na experiência. Em certos momentos, quando já não sabemos quem rejeitou a faixa, ouvir o álbum vira um jogo de adivinhação (“Pra quem será que era essa, hein”). Será que os dramas tão bem colocados nas melodias e nas letras são só realmente uma formula mágica de Sia ou ela realmente tem uma empatia por essas faixas? Sia parece não saber de que lado dessa industria ela quer estar: a de performer (que aparentemente foi pressionada pela gravadora a lançar material novo logo) ou de compositora pra outros artistas. Ora, ainda não sabemos se não mostrar o rosto nas performances é jogada de marketing, uma maneira de escapar do excesso de exposição ou um misto das duas coisas. Mas independente de tudo isso, This Is Acting é uma grande coletânea desconexa de faixas pop dramáticas bem produzidas (umas mais apreciáveis que outras, isso é verdade) e com traços vocais inconfundíveis. Quando um presente é rejeitado, quem presenteou faz bom uso do mesmo!

Veredicto: 65/100

Faixas que você tem que ouvir senão estará perdendo tempo de vida: “Cheap Thrills”, “Alive“, “Move Your Body