A estratégia da sueca Zara Larsson pra hitar internacionalmente

Na metade do ano passado a gente já tinha dado a deixa de que a sueca Zara Larsson com seu pop de qualidade ia conquistar territórios. O sucesso internacional da moça começa a tomar forma com uma série de parcerias estratégicas com músicos, produtores e marcas.

O primeiro passo pra conquistar mercados fora de seu país de origem é , claro, ter uma música boa, bem produzida, chiclete, num idioma que será entendido por todos: Lush Life. Foi lançada em Junho na Suécia e foi #1 por lá e aos poucos começou a conquistar os países vizinhos (mesmo que mais de meio ano depois).

O segundo passo foi uma parceria certeira com MNEK, produtor britânico que resolveu fazer a Sia e agora quer ser perfomer. O resultado foi a faixa Never Forget You que foi #1 na Suécia e top 5 no Reino Unido e na Austrália e já está começando até a ganhar popularidade nos Estados Unidos (até escrevermos esse post estava na posição #57 na Billboard). O clipe fofo facilita a adoração, claro!

Muitos artistas têm um hit em seu país e até visam levá-lo para outros países, mas poucos conseguem. Ás vezes o hit se torna “velho”, obsoleto e é abandonado para a vinda de um próximo single ou próximo álbum. Zara, seus empresários e sua gravadora não iam deixar isso acontecer com Lush Life, pois sabem o potencial internacional da canção (eita música chiclete maravilhosa mesmo).

A jovialidade da senhorita Larsson ajuda no sucesso, não podemos negar. Sua beleza física também, e usá-la para obter patrocínios e promoção seria extremamente plausível. E foi isso que aconteceu: ela virou garota propaganda da nova linha de batons Play With Pop da marca Clinique. No site criado para a divulgação da linha com 4 tipos de batons o usuário se depara com um clipe interativo de Lush Life. São quatro estilos musicais para a canção (sim, quatro maneiras de ouvir a música: Pop, Dance, Acústica e até Country) e para cada um um look e um batom diferente. Todas as quatro versões já foram para o YouTube também.

E quando você pensa que Lush Life já deu o que tinha que dar vem Zara e a gravadora de novo e dão um tapa na sua cara. Mais britânicos na jogada: dessa vez Tinie Tempah. A canção foi lançada oficialmente como single no Reino Unido em Janeiro (mais de meio ano depois do lançamento na Suécia) e estreeou na posição #88, crescendo desde então (desde a última atualização dos UK Official Charts estava em #6). Lançar uma música que é explicitamente sobre verão (‘doing it all night all summer’) durante o inverno europeu é um pouco ousado. Para impulsionar a popularidade na terra da rainha de vez, se aliar a um dos rappers mais adorados e respeitados para (mais uma) versão de Lush Life foi astuto. Mas não pára por aí. Zara também fará participação especial no novo single de Tinie Tempah, chamado Girls Like. Certamente as duas canções se tornarão hits.

A linda também arrasa nas redes sociais, como por exemplo esse post no Instagram fazendo referência ao filme Meninas Malvadas (Mean Girls):

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Talento, beleza, jovialidade, simpatia,uma gravadora disposta a te promover, empresários competentes e parcerias certeiras são a receita do sucesso da carreira de Zara Larsson que começa a deslanchar internacionalmente. Não será muita surpresa se ela estiver no top 40 da Billboard em breve! Boa sorte e continue entregando jóias da música pop para nós!

UPDATE:

O telefone de Zara Larsson deve tocar incessantemente pra negociar as parcerias viu. A última foi com Davif Guetta pra música tema da Eurocopa 2016