Musical do Queen tem pré-estreia em São Paulo

Rolou nesta semana, em São Paulo, uma série de apresentações que marcaram a pré-estreia do espetáculo We Will Rock You, que conta da história da tentativa de fazer com que o rock volte à vida das pessoas. E a gente tava lá!

 

O enredo se passa no futuro, cerca de 300 anos adiante, numa terra dominada pela GlobalSoft, que proibia a liberdade e a individualidade. Até mesmo instrumentos musicais são absolutamente proibidos. E toda a história é amarrada com as músicas do Queen.

 

Eu já tinha tido a oportunidade de assistir à esse musical, em Londres, há pouco mais de dois anos. E posso afirmar que a montagem brasileira, que estreia oficialmente nesta próxima semana, não deixa em nada a desejar. Aliás o espetáculo até supera a versão original. Sem medo e com todo louvor.

We Will Rock You estreou em Londres, em 2002, já circulou por 17 países, totalizando uma impressionante plateia de aproximadamente 15 milhões de pessoas.

 

A estreia do espetáculo no Brasil marca a inauguração do novo Teatro Santander, localizado no Shopping JK Iguatemi, o mais elegante e charmoso de São Paulo. Uma ótima acústica, com uma plateia grandiosa com capacidade para 2 mil pessoas, o Teatro foi um grande acerto da estreia do musical por aqui. Suas dimensões favoreceram muito a perfeita execução do espetáculo na noite desta última sexta.

Mais de vinte atores em cena, oito músicos absolutamente talentosos que entram na brincadeira e meses de preparação. O resultado ficou incrível e todo mundo que é fã de Queen e fã de música deveria assistir. Sério. Alguns fãs fervorosos podem se ofender com algumas novas versões de músicas da banda, mas vale lembrar que o espetáculo teve consultoria especial do próprio Brian May. Então deixa o recalque desses que não curtirem passar longe.

 

Ponto positivo do espetáculo: Indo na contramão e no hábito de traduzir e criar versões para as músicas de musicais estrangeiros, We Will Rock You executa todas as suas músicas em inglês. Ufa! Seria sem cabimento ouvir as músicas do Queen em português, como aconteceu no MammaMia!, com músicas do Abba.

Ponto negativo do espetáculo: A história é em português, ótimo. Mas algumas piadas usam trechos de músicas famosas em inglês. Tem citações de trechos de Britney Spears e até mesmo de Wannabe, das Spice Girls, mas por utilizar apenas um trecho da canção em algumas citações no texto boa parte da plateia fica com aquela cara de interrogação, sem saber o que aconteceu e muito menos sem entender a piada. hahaha! Acontece! Mas por outro lado o espetáculo já iniciou o processo de adaptação das piadas utilizando referências de músicas brasileiras, como Show das Poderosas, da Anitta!

 

We Will Rock You estreia no proximo dia 24 de março e os ingressos estão à venda aqui.