Rico Dalasam: forte e orgulhoso de si mesmo em Orgunga

Rico ficou conhecido há alguns meses por ser um dos primeiros rappers nacionais assumidamente gay, o que diferencia em um cenário que vem chamando nossa atenção.

É notável aliás, como a qualidade no rap nacional vem se superando nos últimos anos e sua noção de representatividade e manifesto vem ganhando novos sinais e novos ares, Dalasam é um exemplo disso. Orgunga aliás, tem esse nome inspirado no seu orgulho de ser negro, gay e rapper como o próprio Rico o define.

A primeira faixa A Milimili é forte, consistente, dançante e resume a mensagem que Rico quer passar durante seu disco, um ótimo começo. Na sequência vamos pra já conhecida (e maravilhosa) Riquíssima, aqui em sua versão remixada, é certo que seria melhor a versão original, mas ok.

Em seguida a faixa que leva seu nome, Dalasam que repete a mensagem de empoderamento de outras suas faixas, usando a si próprio como exemplo. Esse Close Eu Dei é o primeiro single do disco, as rimas as vezes parecem soar fora de ritmo, mas é uma grande faixa.

Drama é a melhor faixa do disco, apenas. Em Honestamente uma pegada mais lenta que nas outras faixas, e como o próprio nome diz, é honesta, quando Rico abre seu coração e diz o que sente, é a faixa mais verdadeira, literalmente.

Em Relógios, sai de cena por um momento o Rico rapper e entra o Rico cantor flertando com o pop nacional, é radiofônica e a que mais se difere das outras faixas. Diferença aliás é empregada nesse fim do disco, em Vambora, é unido vertentes importantes da música negra, com o samba pesando mais no começo, e alguns toques de música africana.

É importante ressaltar e exaltar o trabalho de Mahal PitaFiliph NeoPifoArthur JolyXuxa Levy Duani, os produtores das faixas do disco Orgunga. Um trabalho beirando a perfeição, sem erros, sem exageros.

Orgunga é um disco que tem absolutamente tudo para se tornar um clássico do gênero. É rápido, é perfeitamente bem produzido e é principalmente um grande trabalho que envolve pessoas que sabem o que estão fazendo e como estão fazendo.

Nota: 90/100

Aliás: Rico que é muito maravilhoso, ainda disponibilizou o disco inteiro na faixa, pra download é só acessar aqui.

 

Tagged with: