10 Clipes de Rock dos anos 1990

É unânime: A década de 1990 foi uma das principais épocas para o rock, que revelarou nomes como Pearl Jam Nirvana, por exemplo, lembrar dessa fase é lembrar de como o rock era influente em questões sociais, dominava as enormes lojas de discos e ele era presença massiva até em premiações, por exemplo.

A década de 1990 é definitivamente uma época importante, então vamos relembrar 10 vídeos que ditaram os rumos do rock e da música internacional e nacional e marcaram época:

thunderstruk – ac/dc

Os australianos do AC/DC são uns verdadeiros mitos do Heavy Metal, não há quem não lembre do rock e não lembre de AC/DC. Em 1990 eles lançavam o disco The Razors Edge e como carro-chefe o single Thunderstruck, uma das músicas mais tocadas daquele ano. Aqui escolhemos um vídeo gravado em sua turnê de 1996, o vídeo original não é disponível no Brasil.

smells like teen spirit – nirvana

Uma canção que virou um verdadeiro símbolo do rock nos anos 90.
Smells Like Teen Spirit definitivamente marcou toda uma geração e foi uma das principais músicas do Nirvana, foi um dos singles do segundo disco da banda, Nevermind de 1991 e até os dias de hoje é uma canção ainda cultuada.

Jeremy – Pearl Jam

Eles não gostam e nunca curtiram muito aparecer, por esse e outros motivos que os caras do Pearl Jam tem em sua videografia poucos vídeos lançados, um dos principais é Jeremy de 1992. Inicialmente o vídeo foi dirigido e pós-produzido pelo fotógrafo Chris Cuffaro, que demorou cerca de 6 meses na finalização do mesmo, porém rejeitado pela gravadora, o vídeo ganhou uma segunda versão, que por sua vez é vencedora de 4 MTV Video Music Awards, incluindo vídeo do ano.

creep – radiohead

Os ingleses do Radiohead estouravam nas rádios do mundo inteiro com o clássico de 1992 do seu disco de estreia Pablo Honey (lançado em 1993), a música foi imortalizada diversas e diversas vezes por inúmeros outros intérpretes e ainda tomou conta de inúmeras trilhas sonoras de vários filmes.

november rain – guns n’ roses

Outro grande marco da música na década de 90 e um divisor de águas na forma de gravar videoclipes. Se por um lado as bandas de rock apostavam em vídeos mais simples, os americanos dos Guns N’ Roses apostaram em uma superprodução para uma das maiores canções de sua história, November Rain, de 1992.

malandragem – cássia eller

A mulher que marcou a música nacional pra todo o sempre, Cássia Eller imortalizou em 1994 a canção Malandragem, escrita por outra lenda: Cazuza. A música virou um clássico da música brasileira, é entoada até hoje como um hino e o vídeo é icônico.

Maracatu Atômico – Chico Science & Nação Zumbi

Os pernambucanos do Nação Zumbi são um dos maiores expoentes e propulsores do rock nacional, mais especialmente da música feita no nordeste brasileiro, quando ainda se chamavam Chico Science & Nação Zumbi, eles ditaram os rumos da música regional, há ainda de se lembrar da genialidade de Chico Science, músico que em 1997 faleceu por conta de um trágico acidente de carro e o vídeo com sua mensagem é tão atual, que  mal nos lembramos que ele existe já há 20 anos.

brasília amarela – mamonas assassinas

Mamonas Assassinas tiveram um sucesso astronômico!
Os meninos que surgiram em Guarulhos, cidade da Grande São Paulo, tiveram uma explosão nas rádios com a música e vídeo Brasília Amarela de 1995, cheios de irreverência e letras bem humoradas, o grupo se tornou um sucesso no país inteiro. O vídeo em especial tomou conta da tv na época levando o sucesso até exterior.

zóio de lula – charlie brown jr.

Já no finzinho da década de 90, um grupo de Santos, litoral paulista, se destaca nas rádios e principalmente no auge da MTV. Charlie Brown Jr. estava em seu segundo disco, Preço Curto… Prazo Longo e como uma das músicas de trabalho uma das mais icônicas do grupo a emblemática Zóio de Lula.

scar tissue – red hot chili peppers

Red Hot Chili Peppers é outra banda que será marcada pra toda a história do rock como uma das maiores, eles encerravam uma grande década com um dos maiores hits de 1999 e de sua carreira: Scar Tissue, presente no disco que é um dos mais lembrados pelos fãs dos californianos, Californication.