O Rock no século XXI

Rock no século XXI

Escrever sobre o rock no século XXI tem sido bem difícil. Tenho lido sites diversos, pesquisando o desempenho de vários artistas do gênero nos charts oficiais e em premiações renomadas, e o que eu colecionei até agora foram surpresas atrás de surpresas. Sobre isso falo num outro  post especial que chamei de “O Rock Morreu?“. Mas nesse aqui vou destacar algumas bandas que fazem ou fizeram bastante sucesso nesse milênio e que a gente não pode esquecer jamais!

Em meados de 2000 apareceram os norte-americanos do Linkin Park. Uma banda com altos gritos, típicos do rock, mas com muitos elementos de hip-hop que se integraram e arrastaram uma multidão nos quatro cantos do mundo. A banda emplacou hit atrás de hit, mas de um tempo pra cá vem bem sumidinha. O sucesso da banda era tanto que eles conseguiram emplacar até mesmo em trilha de novela aqui no Brasil. Quem não lembra de Faint, hein?

Mas uma das coisas mais legais do rock é que ele é bastante versátil. Enquanto você tem os berros de uma banda como o Linkin Park e toda a sua investida também na mistura com o hip-hop, a gente tem o som da dupla White Stripes bem mais soft, mas com a cara do rock’n’roll. A voz de Jack White!!!! <3 <3 Quem não cantarolou com Seven Nation Army?

Ouvindo o som do White Stripes me faz prestar atenção em um comportamento mercadológico que ganhou bastante relevância e mudou a cara da música nos últimos anos: a vida online. Com a popularização da internet no início da década passada e com o surgimento de plataformas como o Youtube e o MySpace um novo mundo se abriu e todo mundo passou a ser autor, colaborador e não só um ouvinte/telespectador. E aí veio a bolha indie: artistas sem gravadoras que começaram a publicar loucamente suas produções na internet e que fizeram com que muitas gravadoras saltassem os olhos fazendo com que, tanto o estilo quanto a variedade de artistas disponíveis no mercado, se tornasse em algo sem precedentes. O underground virou cool e veio para o mainstream! Eis que surgiram nomes como Arctic Monkeys, Kaiser Chiefs, The Killers, Franz Ferdinand, Arcade Fire… o rock nos anos 2000 tinha salvação! Essas bandas são a cara do rock no século XXI.

Bandas que surgiram nas décadas anteriores continuaram se firmando e garantindo seu espaço no século XXI. Red Hot Chili Peppers, Foo Fighters, Pearl Jam, Radiohead… U2 fez turnês daquelas que ninguém pode botar defeito e o Green Day? Pra mim, os melhores lançamentos desse milênio são os do Green Day. O disco American Idiot talvez seja o disco que mais represente o rock nessa era, pois é provocador, curioso e visceral. Exatamente o que o rock é.

A gente jamais poderia deixar de falar da nossa querida e amada Amy Lee, com o Evanescence. Que saudades desse auge deles! E o emo do Simple Plan? A energia do My Chemical Romance? As letras corridas do System of a Down? O Rock teve e tem bons representantes, vai!

Que esse século continue produzindo boas coisas na música!