Músicas para refletirmos

Há quem se utilize da poesia contida na música pra fazer com que pensemos, plantar uma semente em nossas cabeças da qual brotará reflexões e pensamentos sobre nós, sobre outras pessoas, sobre o mundo como um todo.

Não vivemos em uma época fácil, mas pra onde olharmos enxergaremos esperança e a música pode nos ajudar nisso. Trazemos aqui uma pequena seleção de canções que nos farão refletir, repensar e tentar enxergar algumas coisas com outros olhos.

Dê o play em nossa playlist especial e reflita com a gente

Sobre os tempos atuais

Quem tem tempo de sobra e quem o dedica a alguém ou até a si mesmo!?
E quando há tantas pessoas mas ao mesmo tempo não há ninguém?

Em Alexandria Tiago Iorc resume essas dúvidas em uma única reflexão: “Gente demais; Com tempo demais; Falando demais; Alto demais;”

sobre o que deixamos

Quando passamos pela vida de alguém ou em algum lugar, o que deixamos de nós? O quanto vivemos? Como encerramos os ciclos de nossas vidas?

Em I Was Here Beyoncé tem uma ideia sobre isso, dizendo com todas as letras “eu estava aqui, eu amei, eu vivi (…)” e então com a certeza de que será lembrada. E o que nós fazemos para sermos lembrados?

respire

Não tome decisões precipitadas, respire e pense. Reconheça as coisas boas que possui em sua vida e acredite.

“Sim, eu sou um homem de sorte, por contar em ambas as mãos aqueles que amo, algumas pessoas só tem uma, sim, outras não tem nenhuma”

Canta Pearl Jam em Just Breathe, mais que uma reflexão, um propósito a ajudar as pessoas que sofrem por algum motivo. Apenas respire.

a vida passa e infelizmente acaba a cada minuto

Já dizia o mestre Cartola em O Mundo É Um Moinho: “Preste atenção querida, embora eu saiba que estás resolvida, em cada esquina cai um pouco a tua vida, em pouco tempo não será mais o que é (…)”

A cada minuto que se passa é um minuto a menos em nossas vidas, e possivelmente desperdiçado se não aproveitarmos da melhor forma possível.

Tudo bem ser estranho

“As pessoas são estranhas quando somos estranhos” já diziam os The Doors em People Are Strange.

E quer saber de uma coisa? Tudo bem ser estranho, as pessoas vão parecer mais estranhas ainda e isso não é errado.

escolha sempre o melhor caminho

Na vida a gente tem opções, tem direito a algumas escolhas e podemos sempre nos arrepender, é natural.
Muito do que acontece ou surge não é resultado de escolhas, isso é uma verdade, mas muitas vezes ainda assim temos opções. “E dentro de você existe o bem e o mal”, já diz o NX Zero em Bem Ou Mal.

Se coloque no lugar do outro

“Em meus sapatos, só pra ver como é ser eu, serei você, vamos trocar de sapatos; Apenas pra ver como seria sentir sua dor, você sente a minha; Entrar um na mente do outro, apenas para ver o que encontraríamos. Olhar para a merda através do olho um do outro; Mas não deixe eles dizerem que você não é lindo; Eles podem todos se fuderem, apenas seja verdadeiro com você (…)”

O refrão de Beautiful, do Eminem, já diz tudo e mais um pouco: troque de lugar com o outro e veja como é ser ele, antes de tirar quaisquer conclusões.

o que você mudaria, se tivesse esse poder?

If Was God é uma das canções mais reflexivas – e das melhores – canções da ainda curta discografia de Natalia Kills, nela a cantora reflete sobre os valores que as pessoas exigem dela e quais são ou não importantes.

“E se eu fosse Deus, o que eu mudaria?”, entoa ela no refrão.
E você, o que mudaria?

enxergue o melhor no futuro

Difícil, nós sabemos. Mas por que não se esforçar e enxergar o melhor no nosso futuro.

“Eu vejo a vida melhor no futuro; eu vejo isso por cima de um muro de hipocrisia que insiste em nos rodear; eu quero crer no amor numa boa.”

Um trecho de um dos maiores clássicos da nossa música. Lulu Santos entoava esse refrão em Tempos Modernos, isso lá em 1982, porém de tão atual parece ter sido escrita ontem.

 e o que realmente importa?

Já diz Rebecca Ferguson  em uma de suas principais canções, Nothing’s Real But Love: “E não, nada é real além do amor”. E isso resume tudo.

“E nada é real além do amor
Nada é real além do amor
Nem dinheiro, nem casa, nem carro, pode superar o amor…
Não vai preencher você
Nem o dinheiro, nem casas, nem carros, é como o amor…”