Marcas que apoiam a música

Antes de tudo: não é nossa intenção com esse post fazer propaganda.

A cultura popular do nosso país não tem sobrevivido sem incentivos das mais diversas formas. É de conhecimento de todos que, é necessário que cada vez mais a sociedade, o governo e empresas privadas se envolvam, incentivem e principalmente consuma de alguma forma a cultura. Consuma, interprete, utilize, vivencie.

A música brasileira é um dos campos que mais sofrem quando se desvaloriza toda uma cultura, sendo assim qualquer apoio é de extrema importância e algumas empresas tem dado uma atenção maior nos últimos anos com investimentos diversos, resolvemos então falar sobre essas marcas e registrar aqui nosso agradecimento.

natura

Pedidos-Natura-0004

A empresa brasileira de cosméticos é destaque dentro e fora do país por seus produtos e por sua preocupação e massiva campanha pelo meio ambiente e sustentabilidade, tendo implantado iniciativas que visam incentivar o pequeno e médio produtor, por exemplo.

Em 2005 foi criado o programa Natura Musical que tem como objetivo apoiar e difundir a música brasileira. “O Natura Musical patrocina diversas iniciativas que valorizam o diálogo entre ritmos, revelando nossa alma brasileira com criatividade e excelência artística”.

Por meio de projetos musicais locais, grandes festivais promovidos e patrocinados pela marca, a empresa tem promovido a cultura e principalmente a ascensão de novos artistas, levando ainda nomes já conhecidos de nossa música a lugares e pessoas que até então possuíam pouco contato com os mesmos. E detalhe: festivais e qualquer evento criado e promovido pelo projeto é totalmente gratuito à população.

nivea

Nivea-logo

A marca tradicionalíssima também de cosméticos, surgiu na Alemanha há mais de um século (116 anos mais precisamente). Por aqui, chegou em 1914 por meios de algumas importações, virando sensação e tradição pelo mundo todo, com uma fórmula de creme hidratante que revolucionou o mercado da época, muito tempo se passou e a Nivea se tornou uma das mais emblemáticas da história.

Em 2012 foi criado o projeto Nivea Viva, que em uma parceria com artistas já celebrados pelo público promovia uma enorme e digna homenagem a grandes nomes de nossa música. Em 2012 com Maria Rita homenageando a mãe, Elis Regina, foi o pontapé inicial e agora em 2016 foi a vez do rock brasileiro ser homenageado, com as participações de Paula TollerNando ReisParalamas do SucessoPitty (sendo substituída nos últimos shows pela Marjorie Estiano) – essa última edição ainda contou com o apoio da companhia aérea Azul.

E o melhor: todas as edições se transformaram em turnês que correram o país promovendo apresentações gratuitas, que posteriormente ainda foram lançados em CD/DVD.

skol

skol-music

A cervejaria Ambev é uma das maiores do mundo e aqui no Brasil detém as marcas mais consumidas pelo brasileiro, dentre elas a Skol, a empresa por meio da marca, tem promovido ações que cada vez mais tem ganhado destaque e um apreço maior ainda pelo público, um exemplo foi total apoio da marca à semana do orgulho LGBT em São Paulo em 2016.

Em 1996 surgia o Skol Rock, que promoveu um enorme festival de rock (e um dos mais importantes da história do rock nacional) e em 2000 surgia a Skol Beats, que antes de se tornar uma bebida sensação nos bares e festas, era um projeto de apoio a música eletrônica do país.

Hoje como Skol Music promove a descoberta, apoio, gravação e produção de novos artistas por meio de três selos musicais mantidos pela marca – BUUUMSteromonoGanzá – que são gerenciados pelos produtores ZegonMiranda Dudu Marote. Esses selos são responsáveis, por exemplo, por nos presentear com nomes como Karol ConkaJalooMahmundi e os produtores e Djs Tropkillaz Omulu.

E parafraseando a Skol Music: “Seja bisbilhotando um bar de rock, um clube do interior, festivais independentes ou vasculhando a internet, só se muda a música fazendo música.”

tv cultura

cultura

Tá, talvez não seja novidade ou até desnecessário que falemos sobre a emissora aqui, pois em 1960 a emissora foi criada para esse fim. De 1969 pra cá, a TV Cultura é mantida pela Fundação Padre Anchieta, que por ser uma instituição sem fins lucrativos, arrecada doações de órgãos públicos, do governo e incentivos fiscais privados para promover a informação, educação e principalmente a cultura.

Citamos aqui ainda a emissora, por ser uma das poucas (se não a única) da tv aberta brasileira a promover a música nacional de forma tão ampla e acessível. Por meio de seus programas pocket shows, por exemplo, com artistas independentes de nossa música são realizados semana a semana. Uma diversidade musical de encher nossos corações em agradecimento por levar música verdadeiramente de qualidade e diversa à TV. A programação é farta e diversa, vale a pena dar uma conferida.