AQUECIMENTO: Revelações do VMA que deram certo

Há um consenso de que ser premiado como artista revelação em grandes premiações é algo único (literalmente), respeitável, merecido e gratificante, isso se torna um impulso pra aquele artista que acabou de “nascer”.

Porém, as coisas se tornam um pouco diferentes quando pensamos nessa categoria e nos focamos no MTV Video Music Awards, pois a premiação ainda carrega o fardo de ser um pouco “pé frio” para novos nomes. Pra se ter uma ideia, na edição de 2007 os apresentadores da edição pediam para que o público escolhessem e votassem naquele que eles não quisessem ver vencedores, afinal dali em diante eles seriam esquecidos – que por sinal teve como indicados Lily AllenCarrie Underwood Amy Winehouse (!), mas quem vencia naquele ano era a banda Gym Class Heroes.

Nessas 31 edições já realizadas, apenas 18 vencedores realmente viram suas carreiras deslancharem, porém desses, 3 venceram a categoria já com uma carreira inicial de sucesso, isto é, não venceram com seus primeiros trabalhos da carreira. O primeiro vencedor, em 1984, foi o duo britânico Eurythmics, que haviam lançado seu primeiro trabalho em 1981, assim como Nirvana, que lançou seu primeiro disco em 1989 e venceu na categoria em 1992 e Eminem que teve seu primeiro disco nas prateleiras em 1996 e só foi lembrado como revelação 3 anos após. Podemos então desconsiderar os três, afinal eles já tinham sua carreira iniciadas e não eram novidades pra ninguém.

Sendo assim, de 31 vencedores só 15 deslancharam – ainda é cedo pra dizer se Fetty Wap, vencedor do ano passado, teve sua carreira deslanchada – e vamos relembrá-los:

A-ha – take on me

Os noruegueses do A-ha são até hoje lembrados como um dos maiores grupos de música pop da história. Se tornaram fenômeno no mundo todo por volta de 1985 com seu primeiro disco, Hunting High and Low, um dos maiores clássicos então, Take On Me, venceria na categoria Best New Artist em 1986 – derrotando por sinal, Whitney HoustonPet Shop Boys Simply Red.

Guns N’ Roses – Welcome To The Jungle

Guns N’ Roses é uma das bandas mais lendárias da história do rock, tem fãs ao redor do mundo que são fidelíssimos a sua história. Em 1987 eles lançavam seu primeiro disco, Appetite for Destruction, dele foi extraído, entre outros, o single Welcome To The Jungle que por fim foi vencedor da categoria em 1988.

Alanis Morissette – ironic

Jagged Little Pill é o terceiro disco de Alanis Morissette, porém o primeiro a ser distribuído internacionalmente, o que fez dele um dos maiores estouros da década vendendo algo em torno das 33 milhões de cópias. Dali só se saíram clássicos, dentre eles o vídeo vencedor de 1996, Ironic.

fiona apple – sleep to dream

É certo que hoje Fiona Apple está afastada da música e há tempos não lança nada inédito. Mas em 1997 ela era a sensação da música experimental e independente, seu primeiro disco Tidal, foi um sucesso e o single que ganhava as rádios e seu vídeo a MTV era Sleep To Dream, o vídeo vencedor da vez, triunfando em cima até do clássico MMMBop dos Hanson.

MAcy Gray – I Try

Outro caso de um ‘hype’ pra época e que só nos dias de hoje anda um pouco longe dos holofotes. Macy Gray se tornou sensação no fim da década de 1990 com o single  I Try, do disco On How Life Is de 1999, vencendo na categoria em 2000.

alicia keys – fallin’

Alicia Keys foi uma das principais revelações no geral em 2001, e no VMA não seria diferente. A vencedora do Grammy de Melhor Novo Artista, também seria premiada pela MTV, o vídeo vencedor da vez foi o seu de estreia, Fallin’,  superando até os britânicos do Coldplay, hoje a cantora tem uma carreira pra lá de consagrada.

avril lavigne – complicated

Avril Lavigne se tornou um fenômeno no mundo todo com seu primeiro disco, Let Go, com uma atitude rebelde e de presença ela era um diferencial no cenário pop daquela época. Complicated era seu single de estreia e também primeiro videoclipe, venceu na categoria Best New Artist em 2002.

50 cent – in da club

Aqui talvez um dos dois únicos anos que a emissora acertou na lista dos indicados: Kelly ClarksonSimple PlanSean PaulEvanescence e o vencedor da vez, 50 Cent. Com In da Club o rapper, queridinho de Eminem e Dr Dre, vencia outros nomes de peso no ano seguinte a Avril.

maroon 5 – this Love

Com o mesmo disco, Songs About JaneMaroon 5 se destacava no mundo todo, ganhava um Grammy também em categoria semelhante. No VMA de 2004 eles se destacavam com This Love, um dos maiores clássicos de sua carreira, vencendo o moonman daquele ano.

The Killers – Mr. Brightside

No VMA de 2005 os caras do The Killers, desbancavam nomes como John LegendCiara My Chemical Romance, vencendo com o vídeo de Mr Brightside, o primeiro single de seu disco de estreia, Hot Fuss.

lady gaga – poker face

Um dos maiores acertos desse quesito e a vencedora óbvia, Lady Gaga foi um dos maiores fenômenos fonográficos da década, arrancando fãs de outras divas pop e logo tendo seu exército de Little Monsters. Em 2009 ela de vez marcava seu nome na história do evento – com uma das maiores e melhores performances da premiação – e vencia com o vídeo de Poker Face.

justin bieber – baby

Um dos maiores ídolos da música pop atual e por muitas vezes polêmico, Justin Bieber se tornou o mais jovem a vencer um moonman, quando em 2010, aos 16 anos vencia na categoria Best New Artist com seu single de estreia, Baby, sua parceria com Ludacris.

tyler the creator – yonkers

Ele ainda se mantém um pouco longe do mainstream, tendo lançamentos, desde então, contidos, porém que chamam a atenção da mídia especializada –  Tyler The Creator vencia em 2011 com o vídeo  simples (e atacando Bruno Mars) de Yonkers.

one direction – what makes you beautiful

Os ingleses do One Direction são a sensação da música pop mundial, com uma legião de fãs eles venciam facilmente em 2012 com um de seus primeiros singles, What Makes You Beautiful.

fifth harmony – miss movin’ on

Assim como os ingleses do One Direction, as meninas do Fifth Harmony também surgiram no X Factor, mas nesse caso na versão americana do programa. Em 2014 elas estreavam na música pop com o single Miss Movin’ On e logo faturavam o mooman de Best New Artist.


A título de curiosidade:

  • Rihanna foi indicada só em 2006 com SOS (Rescue Me), perdendo pra banda Avenged Sevenfold;
  • Beyoncé não foi indicada, nem com as Destiny’s ChildAdele também não;
  • Cindy Lauper Madonna já foram indicadas, na primeira edição inclusive, perdendo para o duo Eurythmics;
  • Em 2008 a segunda edição mais desastrosa: com Miley CyrusKaty PerryTaylor Swift indicadas quem venceu foi a banda Tokyo Hotel.