AQUECIMENTO: Os 10 maiores vencedores do VMA

Dentre as inúmeras e cada vez maiores premiações de música, o Video Music Awards é uma das principais e mais tradicionais, sempre ocorrendo entre setembro e agosto de cada ano, iniciou-se em 1984 e agora está caminhando para a 32ª edição, em um ano que sua emissora responsável chega aos seus 35 anos de existência.

Em todos esses anos inúmeros foram os premiados, inúmeras foram as polêmicas – uma das características do evento – e poucos os artistas que mantém uma coleção de  Moonman’s (nome dado ao troféu).

E quais os 10 maiores vencedores desses 31 anos?

#10 – Fatboy Slim/Janet Jackson

fatboyslim-horz

Na décima posição encontram-se empatados o músico Fatboy Slim e a diva pop Janet Jackson, cada um com 9 Moonman’s em casa. Enquanto Fatboy coleciona 9 prêmios com apenas 2 videoclipes vencedores, Janet além de ser premiada por clássicos como Rhythm Nation Scream ainda foi honrada com o Video Vanguard Award, em 1990.

Outra curiosidade é que entre os 11 mais premiados os dois são os únicos que nunca venceram na categoria principal, a de Video Of The Year.

#9 – Aerosmith

aerosmith- VMA

Em nono Steven Tyler e sua lendária banda Aerosmith. Tendo em sua discografia clássicos do rock, faturando, por exemplo, o prêmio Video Of The Year de 1994 com a icônica Cryin, por exemplo.

#8 – Green Day 

green_day_vma

Com 11 prêmios, o Green Day aparece em oitavo lugar.
Dentre os vídeos vencedores está o emblemático vídeo de Boulevard Of Broken Dreams, que em 2005 venceu 6 prêmios incluindo de Vídeo do Ano.

#7 – Eminem

VMA2000-eminem

Eminem é um dos maiores nomes do evento, sendo figurinha carimbada em cada edição e garantindo indicações sempre que lança material inédito. Ele aparece em sétimo com 12 prêmios em sua estante, incluindo dois de Vídeo do Ano – em 2000 com The Real Slim Shady e 2002 com Without Me – tornando-se o único artista masculino a vencer duas vezes a principal categoria.

#6 – R.E.M.

REM

Eles encerraram suas atividades em 2011, mas deixando seu nome cravado na história do VMA mantendo em sua coleção também 12 Moonman’s, incluindo o prêmio principal em 1991 com Losing My Religion e o Michael Jackson Video Vanguard Award em 1995.

#5 – Peter Gabriel

peter gabriel

Um dos maiores nomes da música pop britânica, Peter Gabriel é um dos maiores nomes que já passaram pelo VMA, colecionando 13 prêmios, sendo que destes, 9 foram vencidos em uma única noite e o mais impressionante, com um mesmo vídeo, Sledgehammer.

#4 – Lady Gaga

lady-gaga-vma

A atual cantora de jazz diva da música pop Lady Gaga tem uma trajetória astronômica e, parte dessa jornada, vivida nos palcos do VMA. Em apenas 3 anos recebendo indicações, ela já acumula 13 prêmios, incluindo de Vídeo do Ano em 2010 pelo icônico Bad Romance.

#3 – Justin Timberlake

Justin Timberlake VMAs

O vencedor do Michael Jackson Video Vanguard Award de 2013, Justin Timberlake, também tem sua estante repleta de Moonman’s. Ele venceu sete vezes quando ainda fazia parte da boyband que o lançou, o ‘NSync, e em carreira solo venceu mais 11, totalizando assim 18 prêmios entre 2000 e 2013.

#2 – Beyoncé

beyonce-vma

Beyoncé, a atual líder de indicações – 11 na edição de 2016 – também pode chegar a liderança como a pessoa que mais venceu na história do VMA. Foram apenas dois quando ainda fazia parte das Destiny’s Child e 16 prêmios em carreira solo, no mesmo período que Timberlake, entre 2000 e 2013.

#1 – Madonna

madonna-vmas-ftr

Com a provável perda do trono, a eterna rainha da música pop, Madonna, é a líder absoluta de indicações, mulher mais indicada a Vídeo do ano e também a artista que mais venceu na categoria: 20 ao todo. Incluindo aí o prêmio Vídeo Vanguard Award (primeira mulher a ser homenageada, isso lá 1986) e o de Vídeo do Ano com o icônico Ray Of Light.