AQUECIMENTO: As 15 melhores performance do VMA

É chegada a hora do MTV Video Music Awards e começam a pipocar boatos, notícias e burburinhos de quem irá se apresentar no palco do evento. Em 31 anos momentos históricos e icônicos aconteceram ali e que nós, como fãs de música, lembraremos por tempos.

Dentre os inúmeros nomes que já se apresentaram por lá, em meio a polêmicas e performances bem ensaiadas e grandiosas, decidimos eleger as 15 melhores que, por mais que hajam discordâncias ou desavenças, são performances que estão em quase todas as listas do tipo.

15 – chris brown & Rihanna – wall to wall/umbrella/kiss kiss – 2007

A edição de 2007 do VMA foi épica, quer queira quer não, o palco foi diferente, a dinâmica entre as performances e apresentações também foram modificadas devido ao evento ter acontecido em um Hotel/Cassino em Las Vegas. No mesmo ano Chris Brown estreava no palco do VMA se apresentando com os singles Wall To Wall Kiss Kiss, mas não ficaria entre as melhores se, a cereja do bolo não fosse Rihanna cantando o mega hit daquele ano, Umbrella.

14 – ariana grande + Nicki Minaj + Jessie J – 2014

Há muito não se via uma grata surpresa como daquele ano. No ato de abertura a MTV foi certeira e aproveitou todo o ‘hype’ da parceria de Jessie JAriana Grande Nicki Minaj, convidando as três para se apresentarem juntas com o medley de Break Free, Anaconda e a parceria Bang Bang.

13 – nirvana – lithium – 1992

Uma das apresentações mais polêmicas, que mais vale pelos acontecimentos que pela performance em si. Em 1992 o Nirvana foi um dos convidados, a direção do evento pediu que a banda tocasse Smeels Like Teen Spirit, a banda queria tocar Rape Me Tourette, entre as negociações ficou decidido que performariam Lithium. 

Porém, ao começo da performance, para contrariar e desafiar a direção da emissora, Kurt Cobain ainda entoou versos de Rape Me, pra marcar ainda mais, o baixista Krist Novoselic, frustrado com mal funcionamento de seu equipamento, jogou seu baixo pra cima que por sua vez caiu em sua testa o deixando tonto ao fim da performance. E pra fechar com chave de ouro os caras ainda decidiram prejudicar os equipamentos do Guns N Roses – inclusive cuspindo em um piano que seria usado pelos “rivais”.

12 – florence and the machine – dog days are over – 2010

O VMA de 2010 apresentou para o mundo os vocais poderosos e a presença magnífica de Florence Welch no comando do Florence and The MachineDog Days Are Over é um dos maiores clássicos da banda e seu single de estreia, concorreu até na categoria de vídeo do ano no evento daquele ano e porque não, ganharia a melhor performance daquela noite? Pelo vídeo a banda ainda venceu um moonman por Melhor Direção de Arte.

11 – missy elliott – Get Ur Freak On/One Minute Man – 2001

Outra edição épica do VMA foi a primeira do século XXI. Lá em 2001 um dos nomes da música que estavam super em alta era Missy Elliott, que com suas músicas diferentes e pra lá de modernas conquistavam um público cativo. Em 2001 ela foi uma das convidadas a se apresentar, e iniciou sua performance descendo de um lustre gigante, ainda contou com participações de Trina, a ainda novata Nelly Furtado e Ludacris, a rapper apresentou a versão remixada de Get Ur Freak On One Minute Man. Em uma mega estrutura, Missy ainda dedicou ao final, a performance a sua pupila e falecida naquele ano Aalyiah.

10 – Guns N’ Roses & Elton John – November Rain – 1992

Agora vamos voltar lá pra 1992, naquela edição onde o Nirvana literalmente quebrou tudo, seus arqui-rivais Guns N’ Roses subiam ao mesmo palco, pouco tempo depois, para tocar a clássica – e longa – November Rain. E sabem daquele piano onde Kurt cuspia? Foi tocado por Elton John e não Axl Rose como ele imaginou. A performance, mesmo com os equipamentos prejudicados, foi impecável e emocionante, o dueto se tornou uma das grandes surpresas da história do VMA.

09 – beyoncé – ring the alarm – 2006

Pela segunda vez no palco da premiação, Beyoncé apareceu bem melhor que em 2003 (com sua performance ainda transparecendo inexperiência), e em 2006 ela demonstrava que estava mais que pronta. Ali talvez nascia uma das maiores performers da atualidade, quando se apresentava com o superestimado novo single Ring The Alarm.

08 – madonna – vogue – 1990

A eterna rainha da música pop tem em seu currículo apresentações épicas e inesquecíveis. Em 1990 Madonna se inspirava em Maria Antonieta, na moda da época e apresentava um de seus maiores clássicos de sua carreira. Em Vogue ao vivo no VMA de 1990, Madonna teria uma performance que possivelmente será lembrada, relembrada, reinterpretada e entoada para sempre.

07 – justin timberlake – medley – 2013

Em meio a disputa entre Lady Gaga Katy Perry  nos charts, a MTV mais uma vez se aproveitou do que ocorria fora da emissora e convidou as duas para se apresentar naquele ano, Gaga abriu e Perry fechou. Mas, quem realmente roubou toda a cena foi Justin Timberlake, que foi homenageado com o Michael Jackson Video Vanguard Award – além de ter ganho o prêmio máximo da noite com o vídeo de Mirrors – e para comemorar preparou uma mega performance com seus maiores hits e porque não uma reunião com seus ex-colegas de Nsync.

06 – beyoncé – medley – 2014

Seguindo o que Justin Timberlake havia ‘criado’ no ano anterior, Beyoncé também prepararia uma longa performance para assim ser também homenageada com o Michael Jackson Video Vanguard Award. Quando no fim de 2013 ela quebrou a internet com seu álbum visual lançado de surpresa, a emissora não teve dúvidas em escolhe-la como homenageada do ano seguinte e para a apresentação a cantora escolheu performar todo seu disco.

05 – britney spears – i’m slave 4 u – 2001

Uma cenário muito bem preparado, uma canção de maior sucesso naquele ano, a eterna princesa da música pop e… uma cobra. Essa foi a fórmula usada por Britney Spears quando em 2001 se apresentou no palco do VMA cantando seu sucesso da época, I’m Slave 4 U. A canção além de ser um marco na carreira da cantora ainda se tornou uma das performances mais icônicas da história da premiação. É impossível montar esse tipo de lista e não lembrar dessas imagens épicas.

Menção honrosa: Como esquecer da performance de Gimme More no VMA de 2007?

04 – lady gaga – paparazzi – 2009

No ano de 2009 uma estrela literalmente explodia na mídia e na música da época. Lady Gaga estreava no VMA com seus maiores hits até então e com a promessa de fazer história, e fez. Considerada por muitos como a performance mais icônica do evento, com toda sua extravagância, conceitualidade, figurinos exóticos e até criatividade Gaga marcou seu nome na história do VMA em uma tacada só, de primeira – com direito a muito “sangue”.

03 – eminem – the real slim shady/ the way i am

Eminem também foi um fenômeno no início da década de 2000, mais precisamente naquele ano o rapper literalmente invadiu o VMA com uma das melhores performances do evento. De tão simples a mais criativa de todas, Eminem lotou o Radio City Music Hall com inúmeros “clones” de si para apresentar os singles The Real Slim Shady e The Way I Am.

02 – Michael Jackson – Medley – 1995

O eterno rei da música pop fez história quando em 1995 apresentou um medley de seus maiores hits, fazendo escola quando se apresentou por 15 minutos. O cantor ainda convidou o guitarrista Slash. Se uma pequena aparição de Michael Jackson já causava o maior burburinho e estardalhaço, imagine 15 minutos de um show no palco do VMA?

01 – britney spears + Christina Aguilera + Missy Elliott + Madonna – 2003

E não tem pra absolutamente ninguém, pra absolutamente nenhum ano. A melhor performance de todas as edições do VMA, que marcou a história não só da premiação da MTV, mas de todas as outras premiações, foi quando a emissora juntou em um mesmo palco Britney Spears Christina Aguilera para prestar uma “singela” homenagem à Madonna.

Pois bem, a história todos já conhecem e aqui pra nós ficou marcada como a melhor performance em 31 anos de VMA e possivelmente de toda a história da premiação, já que duvidamos muito que outro acontecimento supere o choque  reação do público, da plateia e dos fãs.