Quem serão os indicados ao próximo Grammy?

E com o fim de setembro, termina com ele mais um prazo de “inscrições” para a próxima edição do Grammy Awards, premiação que é tida como o “Oscar da música”.

As cerimônias de entrega e vencedores vem causando diversas críticas e deu uma certa decaída nos últimos anos, isso é verdade, porém vencer um gramofone de ouro ainda é um objetivo cobiçado por muitos músicos.

Todos os trabalhos comercializados no período de 01/10 a 30/09 são elegíveis a edição que se realizará no ano seguinte, ou seja, toda e qualquer música ou disco lançados entre o dia 01/10/2015 e 30/09/2016 podem estar na lista de indicados da 59ª edição de entregas dos prêmios Grammy. Lembramos ainda que, pra lista de indicados os integrantes da academia dependem das inscrições feitas pelas gravadoras – isso pode ser conferido na imensa lista de pré-indicados que deve ser divulgado esse mês.

Mas vamos ao que interessa, vamos debater aqui quem provavelmente pode ser indicado, vamos dar nossos palpites, confira:

pop

adele-25

Nas categorias dedicadas à música pop sempre temos muita disputa. Aqui o que geralmente é mais popular nas rádios, charts e afins, circulam entre os indicados, além de obviamente, nos trazer algumas boas surpresas.

Das quatro categorias, em  Adele se sai como a grande favorita. Com os singles Hello Send My Love (To Your New Lover) e ainda o aclamado disco 25, ela provavelmente vai garantir as duas indicações que lhe é possível. Além dela, temos grandes chances ainda de ter Justin Bieber (com Sorry e o disco Purpose), Ariana Grande que nos últimos trabalhos foi bastante subestimada pela academia e ainda indicações para a SiaMeghan TrainorOne Direction Zayn Malick.

R&B

lemonade

Iguais as categorias dedicadas a música pop, as categorias dedicadas a música R&B também são muito concorridas, disputadas e com um grande volume de pré-indicados.

Beyoncé que, assim como a Adele nas categorias de música pop, tem indicações aqui dadas como certa, devido ao seu trabalho com as canções e o próprio disco Lemonade. Mas esse ano provavelmente ela dividirá a corrida as indicações com Rihanna e seu elogiado Anti e ainda Frank Ocean que com seus dois discos (Endless Blonde) pode dividir o favoritismo com a americana.

Com apenas singles lançados, Alicia Keys The Weeknd também se saem fortes na disputa por indicações. Ela que já venceu 15 vezes é veterana e tem seus trabalhos sempre ovacionados e lembrados pela academia, já o canadense foi um dos grandes favoritos da edição desse ano e com seus dois singles recém-lançados, promete muito nos próximos meses.

MaxwellCorine Bailey Rae, Tamar BraxtonUsher, que igualmente entregaram ótimos trabalhos nos últimos meses, são outros nomes fortes e também com grandes expectativas para a próxima cerimônia.

Rap

Aqui não teríamos dúvidas: Kanye WestChance The Rapper Drake dominarão as indicações. Os três rappers juntos, têm os discos mais aclamados pela crítica especializada e provavelmente não ficará de fora.

dance/eletrônica

Só há duas categorias dedicadas ao gênero Dance/Eletrônica. Categorias que há algum tempo passou a ser dedicada somente a artistas do gênero, é segmentada e proporciona a Djs e produtores um maior folga na hora de ser indicado.

Chainsmokers que vem dominando os principais charts do planeta e garantindo um espaço disputado, pode ter suas primeiras indicações aqui e por que não, serem os favoritos a vencerem. Contra a dupla, podemos ter o haitiano Kaytranada, que vem chamando grande atenção, além de Calvin Harris e os veteranos dos Pet Shop Boys.

Rock

Aqui o favoritismo é dele que vai deixar saudades para sempre: David Bowie.

Dois dias antes de morrer, David lançou seu disco de despedida, o Blackstar. Sucesso de vendas e críticas e com uma sonoridade singular, se tornou um dos trabalhos mais especiais da longa carreira do cantor e provavelmente será lembrado pela academia do Grammy.

Além de David Bowie, podemos esperar por indicações para o ColdplayPanic! At The DiscoThe 1975, a veternada PJ Harvey e ainda Biffy Clyro.

as categorias gerais

Tidas como as principais, essas sim são bastante disputadas e acirradas, vencer em uma categoria aqui é garantir seu nome na história.

Álbum do Ano: Na principal categoria da noite cinco serão indicados, mas podemos dar quase certeza de quatro deles: Lemonade25Views Blackstar, que juntos são os quatro principais discos lançados nesse período de elegibilidade.

Gravação do Ano: Star Boy  do The Weeknd, Formation grande êxito da Beyoncé em 2016, Hello da Adele que dispensa qualquer apresentação (além de ser uma quase certeza aqui) e Perfect Illusion  da Lady Gaga que pode não ter ido bem nos charts mas provavelmente chamará a tenção da academia.

Canção do Ano: Indicação para a Adele com Hello é quase certa aqui. Além da britânica podemos ver ainda Sia, David Bowie, Rihanna, The Weeknd e Beyoncé

ignorados

Todo ano a mesma coisa: sempre haverá aquele artista que será, digamos, esquecido pelos votantes e integrantes da academia e em 2017 não será diferente.

Serão inúmeros os ignorados, mas vamos citar aqui os quase impossíveis de aceitar: Lizzo (sucesso dentre os críticos com seu disco Big Grrrl… Small Wolrd), Gwen Stefani (um pouco esquecida em premiações, mas entregou em seu último disco um trabalho primoroso), Troye SivanM.I.A.Solange Banks.

A gente quer estar errado nessa.


E pra você? Quem dominará a lista de indicados a 59ª edição do Grammy Awards?