Videoclipes de cinema!

Desde que o mundo é mundo, a melhor forma de divulgar uma música é gravá-la em vídeo, mesmo que hoje haja inúmeras formas de propagar e apresentar sua música, nada vai substituir o videoclipe.

Um dos primeiros videoclipes de que se tem conhecimento, é o vídeo para Jailhouse Rock de Elvis Presley de 1957 que promovia seu filme, Jailhouse Break. Os Beatles também têm um papel importante na utilização dos videoclipes, quando na década de 1960 enviavam vídeos de suas performances à TV de lugares onde não podiam ir.

E como não haveria deixar de ser, essa tendência foi diretamente influenciada pelo cinema, mais precisamente o cinema da década de 1920. Após os anos 1980 a forma como gravar e distribuir esses vídeos ganharam outras formas, criando assim um meio único, com estética e didática próprias.

A partir daí, o movimento foi o contrário: diretores de videoclipes passaram a investir no cinema, tendo hoje suas carreiras cultuadas e respeitadas, a influência da música e videoclipes se fundem então a sétima arte, onde uma mídia influencia a outra e vice-versa.

Separamos aqui uma seleção de videoclipes dirigidos por cineastas:

Hello – Adele

O vídeo é dirigido pelo canadense Xavier Dolan, responsável por filmes como o s premiados no festival de Cannes MommyLaurence Anyways.

Here With Me – The Killers

Tim Burton aclamado diretor, responsável por títulos como Edward Mãos de TesouraA Noiva CadáverBatman: O Retorno e tantos outros ovacionados pelo público, dirigiu em 2006 e 2012 vídeos da banda The Killers, aqui destacamos o mais recente, Here With Me.

Bad Romance – Lady Gaga

Francis Lawrence estreou como cineasta em 2005 com o filme Constantine e chegou até a dirigir as duas últimas partes da saga Jogos Vorazes, dirigiu dos anos 2000 pra cá os vídeos Independent Women Part I das Destiny’s ChildButtons das Pussycat Dolls e o aqui destacado e épico Bad Romance da Lady Gaga.

Vogue – Madonna

Seven – Os Sete Pecados CapitaisO Curioso Caso de Benjamin ButtonA Rede Social e ainda outro vídeo da MadonnaExpress Yourself. Esse é só um “mini-currículo” de David Fincher.

Thriller – Michael Jackson

O vídeo de Thriller dispensa qualquer tipo de apresentação. O vídeo que é uma das maiores referências na hora de se fazer um videoclipe, mudou completamente como se fazia essas gravações. O vídeo foi dirigido pelo diretor John Landis, responsável por obras como Os Irmãos Cara de PauQuerida Encolhi as Crianças Um Tira da Pesada 3, que ainda trabalhou com Michael dirigindo outro épico, Black or White.