AQUECIMENTO BRIT AWARDS: Os melhores discos do ano!

O que o Grammy representa para a música nos Estados Unidos, o Brit Awards representa para a comunidade artística na Inglaterra. A premiação mais aguardada do ano por lá rola nesta semana, na quarta-feira (22), com Michael Bublé como mestre de cerimônias.

O Brit Awards é famoso por dar destaque aos artistas locais, pertencentes ao Reino Unido, mas também dedica algumas das suas categorias a artistas internacionais. Justíssimo, pois é difícil separar a música feita na Inglaterra da feita no restante do mundo e vice-versa.

Claro que o troféu mais aguardado da noite é aquele que é entregue ao artista que tem o Melhor Disco do Ano, disputado apenas entre os artistas britânicos. E pra facilitar o entendimento de algumas coisinhas referentes ao Brit Awards a gente preparou um ‘Perguntas e Respostas’, das dúvidas mais frequentes que envolvem a premiação:

  • Tá, mas e quem escolhe os indicados?
  • R. O primeiro item a ser levado em consideração para determinar quem são os concorrentes ao prêmio naquele ano é justamente o período de elegibilidade. O disco precisa ter sido lançado e atingido alguma posição dentro do Top 40 dos charts oficiais da Inglaterra, gerido pelo Official Charts Company, dentro daquele período de tempo determinado. Para a edição de 2017 esse período foi de 20 de julho de 2015 até 05 de dezembro de 2016.

 

  • Mas por que um ano e meio de elegibilidade?
  • R. De acordo com a premiação esse período reflete justamente o período de duração que alguns lançamentos levam para atrair a atenção do público. Depois que todos os requisitos do período oficial de elegibilidade foram cumpridos, a Official Charts Company envia a lista para o Brit Awards se encarregar do processo de votação.

 

  • E quem vota, quem escolhe os vencedores?
  • R. A lista é encaminhada para um júri formado por mais de mil músicos, empresários do entretenimento como promotores de shows, compositores, produtores, gravadoras independentes e também as tradicionais, imprensa, associações, artistas honorários… enfim… uma vasta lista de nomes influentes e renomados no mercado da música que fazem suas escolhas técnicas e, muitas vezes, pessoais.

 

  • Como é feito esse processo?
  • R. Através de uma plataforma online, segura, esses jurados escolhem seus cinco favoritos de cada categoria da premiação e assim, com o resultado final, chegamos aos cinco indicados ao prêmio que são anunciados sempre em cerimônia televisionada, no mês de janeiro.  O mais votado pelos jurados são contemplados como vencedores do ano. Importante ressaltar ainda que grande parte do júri é alterado anualmente para evitar qualquer tipo de influência além da necessária para a realização do prêmio e manter a credibilidade do Brit Awards.

 

  • E quem são os indicados ao prêmio de Melhor Disco do Ano do Brit Awards 2017?
    • Davie Bowie – Blackstar
    • Kano – Made In The Manor
    • Michael Kiwanuka – Love & Hate
    • Skepta – Konnichiwa
    • The 1975 – i like it when you sleep, for you are so beautiful yet so unaware of it

     

Da lista acima a gente tem fortes palpites sobre o desempenho do The 1975 – que toca aqui no Brasil no mês que vem – já que o disco aparece em diversas listas como o melhor álbum inglês de 2016, mas há fortes apostas de que o prêmio vá para o Skepta, um dos nomes mais respeitados do grime em todo o mundo e, também, pela repercussão que o cara criou ao dizer que esse pode ser o seu último disco.Ah! Vale lembrar também que o cara ganhou o Mercure Prize, como o melhor disco de 2016. Então, aguardaremos porque vai ser uma disputa daquelas!