ionnalee, a cantora que está em primeiro no Spotify no Brasil

A gente adora coisas que vem dos países nórdicos! Eles sabem fazer música boa e mais uma prova disso é a cantora Jonna Lee, criadora do projeto solo ionnalee. Jonna é também o rosto e a voz do iamamiwhoami e agora ela se aventura num novo conceito e numa fase da sua carreira.

Confesso que eu não tava ligado no lançamento da ionnalee e o Spotify ajudou bastante a conhecer o novo projeto da cantora sueca. Pra entender o tamanho das boas novas para a cantora, com a faixa Samaritan, ela está em #1 aqui no Brasil, em dos principais charts da plataforma musical, o Viral 50 que aponta as canções que estão ganhando destaque e que estão sendo ouvidas com uma frequência maior que o tradicional no Spotify.

O synth pop de Samaritan é bastante comercial e tem um apelo global. E mais do que isso: é simplesmente maravilhoso. Se só a música por si já não fosse o bastante, ela me vem e lançou o videoclipe e é um tiro! Basicamente é um curta metragem de 8 minutos, muito bem produzido, com um figurino impecável feito pela respeitada marca japonesa Comme des Garçons, e traz a cantora num ambiente invernal, num caminho que eles mesmo classificam como “A estrada da auto-realização”.

No clipe a cantora é perseguida, colocada numa fogueira e queimada viva trazendo inúmeras referências das caças às bruxas na Idade Média, em que mulheres consideradas “bruxas” eram condenadas à morte desta forma. O conceito por trás é mostrar o quanto as mulheres são embelezadas pela sociedade e depois julgadas, atacadas. O fogo do vídeo também representa o apontamento para uma nova direção artística da cantora, como que se estivesse queimando o passado e se preparando para esse começo de fase. A própria cantora, em entrevista recente à anOtherMag, ressalta o ponto de que esse momento é justamente aquele que ela quer ser menos abstrata e ser mais concreta, mais direta ao ponto sobre o que a sociedade costuma fazer com as mulheres: torná-las espécies de Deusas e depois cruscificá-las e julgá-las e como ela pode se manifestar contra isso!

Maravilhosa!

Ah! Impressão minha ou tem um arzinho de Ellie Goulding ali no meio?

Segue a gente no Insta: @musicanosinspira

 

Tagged with: