A música como aliada no desenvolvimento das crianças

A gente já falou aqui no Música Inspira como a música pode ser uma grande aliada, por exemplo, no tratamento de doenças mentais como o Alzheimer e a depressão. E a música pode ser grande aliada em tantas outras questões como no desenvolvimento das crianças.

De acordo com a Universidade de Westminster, na Inglaterra, por meio de sua neuropsicóloga Catherine Loveday, a música contribui e muito para o desenvolvimento infantil em aspectos diversos, pois afeta a emoção o que faz com que o cérebro seja estimulado de forma mais efetiva e ampla que qualquer outro tipo de manifestação artística como a pintura e as artes cênicas.

A música estimula a linguagem e melhora a memória. Vai dizer que, quando na época da escola, você não gostaria de aprender fórmulas e conceitos de forma cantada, já que as letras das canções a gente aprende de maneira rápida? Há também inúmeros estudos que indicam que alunos que frequentam aulas de música têm seus rendimentos em matérias exatas, por exemplo, com grande melhoria.

Um outro estudo, feito pelo Instituto canadense Rotman, avaliou o efeito da música, de forma prática, em crianças de oito anos de idade. Elas foram submetidas a aulas gratuitas de música por um período de seis meses e tiveram inúmeros critérios avaliados antes e depois das aulas, como suas habilidades de leitura, auditivas e cognitivas. E as melhorias foram realmente impressionantes, justamente no período em que a alfabetização passa por seu momento mais crítico e delicado.

No Brasil um projeto que tem grande destaque nesse campo que alia a música ao desenvolvimento infantil é o Projeto Guri, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O projeto trabalha com crianças e jovens entre 6 e 18 anos de idade oferencendo a elas educação musical gratuita. Alguns dos alunos que apresentam grande proveito das ações propostas são aqueles que apresentam déficit de atenção e aprendizado, bipolaridade e até mesmo epilepsia, mas o programa é aberto e recomendado para todas as crianças, independente da sua condição. Melhora da autoestima, da atenção e da disciplina são apenas alguns dos benefícios alcançados quando expostos a estímulos musicais.

 

Importante! Repassem para as mamães e papais! Faça com que nossas crianças tenham acesso à música! Sejam estimuladas! Quanto mais contato com o mundo musical, mais benefícios elas terão em suas vidas.

Quer conhecer mais sobre o projeto Guri? Vale a pena dar uma olhada no site!

 

Tagged with: