Barack Obama em 10 momentos musicais

Barack Obama foi um dos presidentes mais queridos de toda a história, querendo ou não, apoiando suas ideias e decisões ou não, você há de reconhecer que não houve um líder mundial tão querido assim na cultura e relações políticas. Sendo o primeiro negro a ocupar o cargo de presidente na maior potência mundial, Barack logo caía nas graças do público e, não por menos, entrava de cabeça nessa fama de presidente pop.

Hoje o ex-presidente deixa saudades no principal cargo político do planeta e comemora nesse 04/08 56 anos de vida e resolvemos aqui prestar uma singela homenagem.

Barack Obama em 10 “momentos musicais”

1 – A música pop em campanha 

Quando em 2008 Obama vencia as primárias de seu partido, logo despontava como um dos favoritos a ocupar o tão sonhado cargo de presidente dos EUA. Por o primeiro negro com grandes chances de ser eleito, Obama representava a renovação, novas esperanças e ainda uma chance única de crescer, sendo assim a música pop se envolveu em peso em sua campanha, quando o rosto e falas do candidato estavam sempre presentes em suas apresentações e aparições, se repetindo em sua campanha a reeleição.

2 – O Baile de Inauguração

Enquanto na posse de Donald Trump em 2017 foi muito difícil encontrar artistas que se propusessem a se apresentar, na posso de Barack Obama foi muito diferente. Cantar para o presidente dos EUA é e sempre foi considerado uma honraria máxima, o respeito que os americanos tem (ou tinha) pelo presidente é elogiável, sendo assim, cantar em sua posse é uma honraria sem comparações. Em 2009 a escolhida foi Beyoncé, que  visivelmente emocionada cantou At Last de Etta James.

3 – Barack Obama homenageando Ray Charles

A última apresentação musical  de seu governo na Casa Branca, foi marcada por uma grande homenagem a um dos maiores nomes da música americana, Ray Charles. E foi Barack Obama quem comandou a festa e a apresentação principal.

4 – Aretha Frankin arranca lágrimas de Obama

Que Aretha Franklin é uma das maiores vozes do mundo ninguém dúvida, seu potencial, seu talento, sua carreira, são respeitados por todo um público e várias e várias gerações. Obama não é diferente e se rende a incrível voz da cantora, que ao subir ao palco da apresentação do Prêmio Kennedy, arrancou lágrimas do público, inclusive do até então presidente dos Estados Unidos.

5 – Obama cantando Rihanna

O apresentador Jimmy Fallon é um dos mais respeitados apresentadores de tv dos Estados Unidos e vídeos de seus programas correm a internet toda por colocar seus convidados em situações inusitadas, engraçadas ou tirá-los da zona de conforto. Em um dos episódios, o convidado foi o presidente já em fi de mandato, onde ele revisava seus feitos como presidente do país mais rico do mundo de forma bem descontraída, Jimmy, Obama e a banda The Roots declamaram e cantaram falas políticas e um sucesso da Rihanna.

6 – A homenagem de Ellen DeGeneres

“Eu me tornei uma mulher casa graças a ele”, foi assim que a apresentadora iniciou um discurso em agradecimento ao legado que Barack Obama ao deixar o cargo de presidência. Logo antes de apresentar uma singela homenagem ao então presidente em seu último dia no cargo, homenagem com muita dança e música, obviamente.

7 – Sua Playlist de verão

É cada vez mais comum celebridades e personalidades criarem playlists em serviços de streaming como ação de marketing ou não. Obama é um desses que criou algumas playlists bem famosas, uma delas é a chamada “playlist de verão” ou President Obama’s 2016 Summer Playlist, que dividida em duas partes – playlist “diurna” e playlist “noturna” – ainda contava com a canção Cucurrucucú Paloma de Caetano Veloso.

8 – Sua Playlist para malhar

Obama e mais uma de suas playlists, dessa vez é a Playlista Para Malhar, que divulgada meses depois das playlists de verão, contem e sua lista música de outro artista brasileiro, trata-se da canção Perro Loco da banda brasileira Forró in The Dark.

9 – Barack Obama faz rap de improviso com Lin-Manuel Miranda

O ator, rapper, produtor musical e teatral Lin-Manuel Miranda (um dos responsáveis por The Hamilton mega sucesso da Broadway),  visitou o então presidente dos Estados Unidos. Juntos no Rose Garden, jardim que circula a residência oficial do presidente, Lin-Manuel contou com a ajuda de Obama para fazer um freestyle.

10 – Obama “cantando” 99 Problems

99 Problems é um dos maiores sucessos da carreira de Jay Z, amigo do ex presidente, o hit inclusive foi tema de campanha do até então candidato a presidência. Sendo assim, em uma dessas edições, que estão cada vez mais famosas, onde selecionando inúmeros trechos de falas de alguém é possível “colocá-lo” cantando qualquer coisa, o ex-presidente aparece “cantando” o mega hit de Jay Z.