O inesquecível Adoniran Barbosa

João Rubinato nasceu em São Paulo há exatos 107 anos. Nasceu, cresceu, amadureceu e se criou um artista dos mais competentes e influentes da história do país, ainda na cidade natal. Foi em São Paulo que João Rubinato se tornou o tão conhecido e adorado Adoniram Barbosa.

Adoniram é tido como o pai do samba paulista, foi de sua responsabilidade a propagação da música que vinha fazendo sucesso na vida boêmia carioca nas terras paulistas onde o estilo de música e vida ainda eram novidades, foi interpretando outras canções de outros artistas que Adoniram passara a ser conhecido.

Mas seu título de “pai do samba paulista” e o reconhecimento nacional viria depois de uma de suas composições mais famosas: Trem das Onze. A canção foi escrita por Adoniram no ano de 1964, mesmo antes ele ter assinado a composição de outras músicas bem conhecidas, como Saudosa Maloca de 1951, foi a canção que tratava de seu cotidiano no bairro do Jaçanã, zona norte de São Paulo, que o trouxe ao radas da música brasileira.

A canção foi gravada originalmente pelo grupo de samba Demônios da Garoa, tendo vencido um concurso de 1964 como a música do carnaval daquele ano do Rio de Janeiro, posteriormente em um concurso promovido pela Rede Globo no aniversário de São Paulo (em 2000) a música foi escolhida como o símbolo da cidade. Ainda a mesma emissora promoveu no fim do ano passado, ano em que se comemorou o centenário do samba, outro concurso onde o público escolhia os sambas mais importante de nossa história, Trem das Onze foi eleita 3ª mais importante.

Adoniran Barbosa tem em sua carreira 11 discos lançados, 7 coletâneas, 6 filmes e dezenas de canções que foram sucessos gravadas por ele e por outros grandes nomes. Morreu em 23 de novembro de 1982, aos 72 anos de idade em decorrência de um enfisema pulmonar.


Dica: Do autor Francisco Rocha, há uma biografia excelente sobre vida e obra de Adoniran Barbosa, onde sua vida pessoal, profissional e paralelamente a história de São Paulo se cruzam. O livro está a venda nas principais livrarias do país.

Confira também um especial sobre a vida do artista produzido pela Rede Globo e exibido no ano de 2010:

Tagged with: