Cinco artistas influenciados pelo majestoso Baden Powell!

Alguns de vocês talvez nem saibam que a música brasileira teve uma lenda chamada Baden Powell, mas o cara foi simplesmente um dos maiores músicos brasileiros, grande violonista, arranjador, cantor e compositor que inspirou uma geração e continua inspirando outros jovens cantores.

E é sobre isso que vamos falar por aqui, citaremos cinco artistas que foram inspirando pelo talento do Baden Powell. Quem sabe ele te inspira também?

Assim como Baden, o compositor e violonista Guinga nasceu no Rio de Janeiro, e se vocês não o conhecem, saibam que ele trabalhou com feras da nossa música como Clara Nunes, Beth Carvalho, Cartola e outros. Ele também já teve composições gravadas por Elis Regina, Sergio Mendes, Cauby Peixoto e uma lista infinitas de cantores desse escalão.

 

O próximo é o Edu Lobos, que foi fortemente influenciado pela bossa nova, gênero ao qual frequentemente associam o Baden Powell – mas há quem discorde. Edu teve suas canções cantadas pelas vozes de Zizi Possi, Jane Duboc, Milton Nascimento, Gal Costa, além do maravilhoso Chico Buarque e outros.

 

O paulista Antonio Pecci Filho, Toquinho, foi outro lendário que se deixou influenciar pelo Baden. Grande músico brasileiro, vira e mexe é mencionado por outros grandes nomes da nossa música. Sua obra é vasta e tão respeitada quanto a de todos os outros. Compôs com Jorge Ben e foi muito amigo de um dos maiores nomes da nossa música, Vinicius de Moraes.

Ao completar 50 anos de carreira, ele soltou sem dó:

 “Não há mais poetas no país. Vai ser difícil uma geração como a minha, ou como a da bossa nova, surgir num Brasil como esse. ”

 

Advindo dessa leva de artistas que sofreram o terror da ditadura militar e foram censurados, Aldir Blanc também entra nesse ranking de influenciados pela música do Baden Powell. Entre as colaborações estão os melhores também: Clara Nunes, Elis Regina, Guinga, Ivan Lins e tantos outros. Ah… como sentimos falta de artistas talentosos e unidos pelo Brasil!

 

E para fechar essa lista que seria infinita, vamos falar do mais influenciado: Marcel Powell. O violonista, filho do Baden, aprendeu a tocar com o pai, e sobre isso ele falou o seguinte:

“Essa coisa do ídolo, do gênio, essa burocracia não existia. Era pai mesmo. Foi ele quem sempre me ensinou violão – e foi um professor bastante rigoroso! (risos).

 

Então, como puderam ver e ouvir, a nossa música pode estar num momento conturbado, sendo criticada e aclamada ao mesmo tempo, mas tivemos artistas enormes que deixaram um legado maravilhoso e que continua inspirando e influenciando o surgimento de vários outros artistas bons. Fiquem ligados aqui no Música Inspira que nós traremos vários deles aqui.

E com vocês, Baden Powell!

 

 

Tagged with: