A incrível trilha sonora de Insecure

A HBO tem em seu catálogo séries como Game Of Thrones e Westworld, aclamadas pela crítica, vencedoras de inúmeros prêmios e principalmente febre entre o público, porém, correndo por fora e garantindo o favoritismo da crítica de TV e público temos Insecure.

A série foi criada (ao lado de Larry Wilmore que também é responsável por Black-Ish outra aclamada série da tv americana), protagonizada e, em partes, roteirizada por Issa Rae, humorista, escritora e atriz americana responsável pela web série Awkward Black Girl, de grande sucesso pelos EUA. Insecure acompanha a vida de duas mulheres, Issa, interpretada pela criadora da série e Molly (papel de Yvonne Orji), duas mulheres livres, independentes e bem sucedidas enfrentando crises de relacionamentos e em busca de, entre outras coisas, um amor.

Insecure tem em sua boa parte dos episódios Melina Matsoukas (que também é uma das produtoras executivas) como diretora, pra quem não se lembra Melina é colaboradora de longa data de Beyoncé, tendo dirigido vídeos como Upgrade U, Green Light e um dos mais recentes, o multipremiado Formation – além de já ter trabalhado com Kylie Minogue em In My Arms, Lady Gaga em Beautiful, Dirty, Rich e ainda ser a responsável por Put It In A Love Song, vídeo engavetado de Beyoncé ao lado de Alicia Keys, por exemplo.

Mas o que mais chama a atenção na narrativa de Issa Rae é a trilha sonora empregada a cada episódio. Na série, a música é quase um personagem principal, onde divide espaço com as protagonistas cumprindo um papel importante na hora de contar cada passagem da história.

A responsabilidade pela música, desde a primeira temporada, é do cantor, compositor e produtor Raphael Saadiq (responsável, por exemplo, pela trilha de Empire) tendo Solange Kier Lerman como consultores, juntos eles vem acertando em cheio desde o episódio piloto, optando por nomes ainda poucos conhecidos da mídia, além de colocar a própria Issa pra fazer alguns versos de rap em alguns episódios, momentos e epifania da personagem que se tornam melhor representados por seus versos.

Dois dias antes de sua segunda temporada chegar ao fim, Insecure ganha oficialmente sua trilha sonora onde Solange, Kier e principalmente Raphael parecem ter escolhido a dedo quem inserir em cada episódio e assim, paralelamente, sua trilha reunida parece contar uma ‘história da história’, ou seja, ao ouvirmos toda a trilha notamos uma narrativa a parte da história de Issa e Molly.

Há de se ressaltar também as intercalações de Issa Rae com seus versos criados pra alguns episódios. Temos nomes como TT The ArtistSZABryson TillerJazmine SullivanGoldlink, entre outros.

Uma história cheia de reviravoltas, algumas surpresas e ao mesmo tempo tão próxima do real, com situações que podem acontecer com qualquer um, e não seria a mesma sem essa trilha muitíssimo bem escolhida. É a música como um personagem paralelo de uma narrativa, que emociona, diverte e por que não, surpreende e ao mesmo tempo, cumpre um papel importante na hora de divulgar o trabalho de artistas ainda desconhecidos que merecem muito se destacar.

Ouça uma playlist do Spotify que reúne as trilhas da primeira e segunda temporada de Insecure: