Quem é Grace Carter?

Já ouviu falar quem é Grace Carter? Se ainda não, aqui é o lugar certo para conhecer uma das vozes promissoras da música britânica e que vem ganhando espaço no mercado musical. 

Você é daqueles que se emociona quando ouve alguma canção que toca sua alma? Se for desses, prepare-se! O nome que vai arrebatar suas emoções atende por Grace Carter.

Parece que foi ontem que ouvi uma de suas músicas, a aclamada Why Her Not Me, e já na primeira audição a canção me conquistou. Talvez fosse a letra poderosa que chega a ser até agonizante quando você se coloca no lugar do sujeito da canção, mas talvez fosse ainda a leveza, o drama que Grace emprestou para a música com sua interpretação que faz nosso queixo cair. Na verdade foi tudo junto, num pacote inseparável. Você consegue sentir a letra e é isso o que importa. E nada mais é do que Grace falando abertamente sobre um drama de sua vida, de forma pura e crua. 

Grace começou com o pé direito sua entrada no mercado da música. Já tem contrato assinado com a mesma empresa que gerencia as carreiras de Lana Del Rey, Ellie Goulding e Dua Lipa, a TAP Management. Outro ponto certeiro foi o time envolvido na produção do seu primeiro EP Saving Grace. A faixa Ashes, seu segundo single, foi produzida por Mike Dean que trabalhou em discos como Rebel Heart, de Madonna, Beyoncé, da Beyoncé e Watch The Throne, da parceria entre Kanye West e Jay-Z. Mas se engana quem pensa que só agora, aos 21 anos, que sua carreira começou.

Quem é Grace Carter
Grace Carter e Dua Lipa

A cantora nasceu em Kensal Risel, no noroeste de Londres, e aos 8 se mudou para Brighton. Ganhou seu primeiro instrumento, um violão, aos 13 anos, do padrasto que a incentivou a aprender a tocar e, também, a compor. Foi na música que ela encontrou o seu caminho para se expressar, falar das dificuldades que teve ao longo da infância, como ter sido criada por uma mãe solteira.

Compor virou uma válvula de escape para que Grace pudesse lidar com seus próprios sentimentos, inclusive os relacionados a sua cor de pele, já que sendo uma mistura de raças, acabou sendo criada por um lar completamente branco. Grace não teve contato algum com seu pai que era negro.

Grace Carter
Grace Carter – Foto: Laura Lewis

A música serviu também como uma forma de entretenimento para a jovem. Grace é filha única então nada melhor do que a música como companhia.Em casa, a cantora cresceu ouvindo nomes como Alicia Keys, Lauryn Hill e Nina Simone. Nas suas músicas dá para facilmente identificar como suas referências a influenciaram. O piano, por exemplo, está sempre por lá.

O primeiro single foi a faixa Silence, de 2017, que acumula pouco mais de 9 milhões de streams no Spotify. O buzz foi imenso e fez com que Grace fosse convidada para abrir alguns shows de Dua Lipa pelo Reino Unido. Ao anunciar seus primeiros shows como headliner, Grace ainda recebeu a cantora Lana Del Rey na plateia, fazendo com que muito mais gente prestasse atenção em seu nome.

Indicada pela BBC ao prêmio Sound Of 2019, onde inúmeros jornalistas, críticos, produtores fazem uma seleção de nomes que podem roubar a cena no ano. Há grandes chances de Grace estar entre os primeiros colocados. O resultado sai nos próximos dias. 

Como definir a cantora? Quem é Grace Carter? Uma menina com imenso potencial que canta e compõe com emoção, que traz a doçura e a força ao mesmo tempo misturando elementos de R&B, soul, de jazz… mas sempre com muito muito sentimento.

WHY HER NOT ME

Existem composições que falam por si só. E só o título de Why Her Not Me pode dar margem a tanta interpretação sobre o real significado da música. Mas já adianto que dessa vez a canção não fala sobre um amor não correspondido, pelo menos não daquelas histórias de relacionamentos.

Grace Carter
Foto: Grace Carter’s Instagram

Uma das passagens da vida de grace Carter que a tornaram a cantora e compositora que é hoje é o fato de não ter nenhum tipo de contato com o seu pai desde sempre. E só já no final da sua adolescência é que Grace foi procurar o real motivo pela sua ausência na vida dela.

Why Her Not Me foi composta em 2015 ao lado do produtor inglês Mike Kintish. Em entrevista ao site One’s to Watch a cantora revelou que compôs essa canção enquanto ainda morava com sua mãe, mas viajava com frequência para Londres. Muitas dessas vezes ela se sentia sozinha e descobriu que o verdadeiro motivo pela ausência do pai na sua vida era que ele tinha uma outra família. Num dos encontros com Mike Kintish, Grace se perguntou várias vezes “Por que ela e não eu? Por que ele escolheu eles e não a mim?”. Foi aí que o produtor convenceu Grace de que essa seria uma história que precisava ser contada através da música.

Letra e melodia foram compostas em menos de uma hora e meia e, o que conhecemos hoje da canção, é praticamente o mesmo daquela sessão que compuseram há três anos. Claro que com um pouco de produção a mais.

Grace confessa ainda que ao ouvir a faixa, ainda chora. Uma ferida aberta como essa talvez nunca tenha cura, mas ela encontrou na música uma forma de desabafar e se entregou por inteira.

O videoclipe… ah, o videoclipe…. não precisa dizer nada.

CURIOSIDADES SOBRE QUEM É GRACE CARTER

  • Grace aprendeu a tocar piano sozinha, assistindo videos pelo Youtube
  • Sua escola de canto foi ter participado do coral de uma igreja em Brighton.
  • A primeira canção composta por Grace foi a faixa Blank White Page. A faixa surgiu a partir de uma quase aposta feita pelo seu padrasto que, ao lhe presentear com o seu primeiro violão, desafiou a jovem Grace a compor algo em uma semana. Ela levou apenas três e compôs justamente sobre a falta de habilidade em compor canções. E a partir daí, não parou mais.
  • Um dos shows que mais emocionaram a cantora, foi o realizado em Kosovo, parte da antiga Ioguslávia. Foi um evento organizado pela Dua Lipa – que tem suas raízes no país – e muitos da plateia nunca tinham tido a oportunidade de ir num evento como aquele, justamente pelas difíceis questões políticas que envolvem a história do país.

Alguém aí tem dúvidas de que vamos ouvir falar muito de Grace Carter?

Grace Carter: Official Site e Instagram