Lewis Capaldi: nova companhia para sua playlist

Lewis Capaldi

Tem cantores que atingem a gente logo na primeira audição. E quando atinge bem lá no fundo da alma? Sabe quando você ouve algo e, imediatamente, sente uma ligação com a letra, com a voz, com tudo? Foi assim que eu conheci o Lewis Capaldi.

Boa parte do texto que você está lendo, como o parágrafo anterior, foi escrito no final de 2017. Sim, logo quando eu cruzei o caminho com alguma canção do Lewis Capaldi. O texto foi ganhando forma com o passar dos dias, mas ficou nos rascunhos por conta do nosso ano sabático.

Com o lançamento do novo videoclipe veio a vontade de espalhar sobre quem é e sobre o porquê que Lewis merece sua atenção. Mas se só essa pré-introdução que eu dei não foi suficiente para aquecer o seu coração, dá uma olhada no videoclipe de Someone You Loved, lançado nesta sexta (8).

Lewis Capaldi, da Escócia para o mundo!

Parece que existe mesmo aqueles que nascem com a buzanfa virada para a lua. Uma das provas reais de tal fenômeno atende por nome de Lewis Capaldi. O escocês, de apenas 22 anos, tem despontado como uma das grandes revelações da música britânica e as apostas são altas para que seu nome ganhe enorme projeção neste ano de 2019.

Para se ter ideia, ele foi nomeado como uma das promessas da músicas pela BBC em 2018, e um dos três finalistas ao Critic’s Choice Award de 2019, que consagrou outro jovem talento, Sam Fender. Mas é Lewis quem está com single nos charts. Someone You Loved (que a gente apresentou logo acima) está no top 10 dos singles na Inglaterra e no top 3 do ranking na Irlanda.

Lewis Capaldi começou sua carreira ainda na infância. Aprendeu a tocar violão aos nove anos de idade e aos doze subiu ao palco pela primeira vez. Tudo aconteceu de forma bem descontraída e despretenciosa. Foi numa viagem com a família e uma performance num karaokê da canção We Will Rock You, do Queen, que fez tudo mudar de rumo.

Quando me refiro sobre sua “sorte” que parece ter vindo da Lua, me refiro ao seu sucesso quase que instantâneo. Apesar de estar buscando seu lugar ao sol já há algum tempo, somente no meio de 2017 é que o cantor lançou de fato a sua primeira música: Bruises. Pouco tempo para figurar nas listas como revelação, não?

A repercussão em torno do nome de Lewis Capaldi tem ficado cada vez maior, principalmente por conta de algumas ajudas muito bem-vindas. A cantora Ellie Goulding e o cantor Niall Horan já manifestaram publicamente que tem curtido o som do cara.  E você não vai dar uma chance?

OS EPS e o primeiro ÁLBUM 

Quando se chama atenção, cria-se uma expectativa e uma pressão ainda maior sobre o que determinado artista vai lançar. E Lewis deve estar passando justamente por isso, no momento. Com single atingindo o top 10 do segundo maior mercado (no ocidente) musical do planeta, a Inglaterra, há a curiosidade de saber como será o lançamento do seu primeiro álbum.

A previsão é que o disco, ainda sem título, deva ser lançado ainda no primeiro semestre e pouca coisa se sabe sobre. Mas há palpites que os singles lançados até agora estejam todos lá.

No final de 2017, Lewis Capaldi lançou o seu primeiro EP. Com o título de Bloom, o material foi disponibilizado nas plataformas e lojas digitais, mas também foi vendido numa edição limitadíssima em cópias físicas. Foram apenas 150 unidades que se esgotaram em apenas noventa segundos!

O EP traz quatro faixas. Seu primeiro lançamento Bruises está lá. A faixa foi composta pelo próprio cantor com a ajuda de James Earp que já trabalhou com nomes como Rebecca Ferguson, Nina Nesbitt e LP.  Bruises traz a melancolia de falar sobre um coração partido e o final de um longo relacionamento.

Um destaque que não pode passar despercebido sobre o EP é a faixa Fade, justamente a que abre os trabalhos. Também co-escrita por Lewis, a canção traz também a composição de Malay. O cara ainda assina a produção. Pra quem não tá ligado, Malay é um colaborador de longa data de Frank Ocean e já produziu coisas pra Lorde, Sam Smith, Alicia Keys e Zayn! Um nomão de peso!

Breach é o segundo EP de Lewis Capaldi e foi lançado já no final de 2018. Além da já mencionada e bem sucedida Someone You Loved, ainda traz o single Grace que ganhou um videoclipe super bem-humorado. A ideia da música é passar a mensagem que não importa o quão ruim as coisas estejam, é importante a gente superar e deixar pra trás, esses problemas se tornam irrelevantes quando a gente leva a vida com otimismo.

Ah! Ainda tem Breach disponível no site oficial do cantor para quem quiser a cópia física do EP.

Se depender da qualidade dos dois EPs, o álbum – quando vir – vai chegar com tudo. A gente já tá contando os dias.

Tagged with: