Celeste: a cantora para prestar atenção em 2020!

Celeste

Todo ano uma lista de novos nomes da música surgem para gente ficar de olho. Mas quando a indicação vem da BBC e do Brit Awards, a gente realmente tem que manter os olhos abertos! A aposta para 2020, pelo menos na Inglaterra – o segundo mercado fonográfico mais importante do mundo – é a jovem Celeste.

2020: Um novo ano e tanto! 

O ano de 2019 terminou com a cantora Celeste recebendo grandes notícias que, certamente, farão seu 2020 ser inesquecível. Premiada como artista do ano do BBC Introducing, plataforma que apresenta novos artistas para o mundo, Celeste também levou o troféu do novo prêmio Raising Star, do Brits Awards, a maior premiação da música no Reino Unido, que celebra o artista que deve/pode estourar no ano adiante.

Celeste está no centro dos holofotes. Ganhar um prêmio no Brit Awards coloca sobre ela a responsabilidade de manter o legado de sucesso e números expressivos alcançados pelos vencedores anteriores do prêmio Critics Choice – que, em 2020, ganhou a repaginada e passou a chamar Raising Star. Entre os premiados estão nomes como Adele, Sam Smith, Florence + The Machine e Sam Fender. Desde que o prêmio foi criado em 2008, seus vencedores somam a incrível marca de mais de 135 milhões de discos vendidos em todo o mundo. Entendeu onde Celeste se meteu?

QUEM É CELESTE? 

Celeste é filha de pais ingleses e jamaicanos, nasceu em Los Angeles, nos Estados Unidos. Mudou-se aos três anos com a mãe para o Reino Unido. Cresceu na cidade de Brighton e sua infância foi sempre musical.

Aos nove anos, ganhou uma bolsa de estudos para desenvolver suas habilidades em canto. Cursou apenas um ano, mas manteve sempre vivo o desejo de ter uma carreira na música. Na época, sua maior inspiração e paixão era a canção Your Love, um clássico de Elton John.

Foi através do upload de um vídeo no Youtube, aos 16 anos, que a vida da cantora começou a mudar. Um, até então, possível agente assistiu e convidou Celeste para algumas sessões no Sarm West Studios, no famoso bairro de  Notting Hill, em Londres. Foi nesse mesmo estúdio que The Clash, Rihanna e Paul McCartney já gravaram algumas de suas canções.

Os anos foram passando, outras prioridades foram tomando conta até que a cantora fez um novo upload que mudaria tudo.

a internet descobrindo novos talentos

Conhecida por dar espaço a novos artistas, a plataforma BBC Introducing, permite que novos talentos façam uploads de suas músicas e apresentem seu talento para DJS, críticos e jornalistas. Foi assim que, em 2017, Celeste mostrou seu talento com a faixa North Circular.

Ainda em 2017, Celeste lançou o seu primeiro EP, o The Milk and Honey, produzido e lançado pelo Bank Holiday Records, selo musical que tem como dona, a também descoberta pela internet, Lily Allen. O buzz chamou atenção de diversas gravadoras, mas foi com a Polydor que ela resolveu fechar contrato.

Tudo acontece quando tem que acontecer. Em 2019, Celeste se apresentou no palco do projeto BBC Introducing, no Glastonbury – um dos festivais de música mais importantes do planeta, e também no palco especial da comitiva inglesa no SXSW, nos Estados Unidos.

UM HORIZONTE PROMISSOR

Hoje, aos 25 anos, Celeste carrega uma bagagem e tanto de influências musicais. Entre as principais, a própria cantora menciona nomes como Solange, Frank Ocean, Kanye West e Amy Winehouse – inclusive críticos chegaram a comparar a elegância da cantora com o refinamento e sofisticação de Amy Winehouse. Mas suas influências também vem do gosto pessoal de seus avós que introduziram nomes como Aretha Franklin e Ella Fitzgerald. Divas, apenas!

A estreia na TV aconteceu em outubro passado e começou com o pé direito! A cantora apresentou o single Strangers, no tradicional programa do Jools Holland.

Atualmente, Celeste está em turnê, abrindo os shows de Michael Kiwanuka e irá estrear seu próprio show como headliner no lendário Shepherds Bush Empire, em Londres, em abril.

O primeiro álbum da cantora está previsto para o segundo semestre deste ano e deve reforçar sua bagagem misturando o jazz e o soul com bastante talento e charme.

Sendo assim, a gente vai ficar de olho nela! E você pode dar uma espiada também no insta da cantora.